Artigo,  Futebol

Benefícios da prática do Futebol

beneficios-de-se-praticar-futebol-2-32Fazer qualquer esporte traz muitos benefícios à saúde e o futebol não fica atrás. Uma outra vantagem de praticar esta modalidade é ficar com pernas fortes e bonitas.

Veja abaixo os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:

 

    • Diminuição da gordura corporal;
    • Manutenção do peso;
    • Aumento da força e da massa muscular;
    • Aumento da densidade óssea;
    • Melhora da resistência cardiovascular;
    • Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
    • Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
    • Elimina o estresse e a ansiedade;
    • Diminui a freqüência cardíaca em repouso;
    • Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
    • Estimula a circulação sangüínea;
    • Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
    • Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.

Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo. É um esporte com curtas explosões de atividade intensa, isto é, de repente chega um passe e você sai correndo com a bola, diminuindo o ritmo assim que passa a bola adiante. Por isso tenha certeza de que seu fôlego é suficiente.

Mas atenção!

    • Faça uma avaliação física (disponíveis nas melhores academias ou através do seu médico) para conhecer o seu nível de condicionamento a partir daí, praticar este esporte de maneira segura a sua saúde;
    • Faça um complemento com a musculação 3x por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular;
    • Hidrate o corpo bebendo água ou um isotônico, antes, durante e depois dos treinos;
    • Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos e jogos;
    • Para atletas, é também importante fazer aulas de flexibilidade, para ampliar a mobilidade articular;
    • Use roupas e calçados apropriados.

 

Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento

email_ass

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *